quarta-feira, 24 de junho de 2009

quem perde?todo mundo!

no primeiro momento que foi dito "vai ser jornalista quem quiser" veio em minha mente: meu deus, e meu diploma???? e os 4 anos que estive na faculdade?????
lógico que é a primeira coisa a se pensar, em si mesmo. mas depois de muito pensar e dialogar com várias pessoas, até mesmo ontem na reunião no sindicato, cheguei a uma conclusão:
quem vai ser lesado com tudo isso?lógico que é a sociedade.
a credibilidade de uma noticia não será mais a mesma, pois quem a escreveu?um jornalista que sabe apurar os fatos, sabe dos motivos éticos que a envolvem, sabe informar com imparcialidade? ou uma pessoa que sentou na frente do computador e expos o que achava sobre o assunto?
as noticias serão tendenciosas, sensacionalistas, isso quando tiverem algum conteúdo. e as manchetes impactantes.
os jornais falaram sobre a vida de celebridades, subcelebridades e pseudo-celebridades, já que no mundo de hoje, pouco precisa para se tornar uma.
eu sei que há muitas pessoas adiplomadas que poderiam ser ótimos jornalistas, eu mesmo conheço vários e acredito no potencial deles. é simples, faça uma faculdade. você vai ver como seu potencial vai ser aproveitado e melhorado e como o que você sempre pensou por "jornalismo" vai mudar. o jornalista está ali para que as pessoas tenham acesso à informação de qualidade e formem sua própria opinião diante do fato exposto.
não adianta, um bom lide, uma linha fina bem construida, intertítulos curtos, ganchos, não usar nariz de cera nem aceitar jabá, informar com idoneidade, imparcialidade, e tantas outras coisas mais não se aprende no ensino médio e em nenhum outro lugar a não ser na faculdade de jornalismo. hoje vejo que o que menos importa é o dinheiro com qual meus pais pagaram minha faculdade, pois o conhecimento e ensinamento são pra sempre e eu não me arrependo de a ter feito.
a sociedade vai perder uma informação com qualidade. ontem discutiamos sobre os 8 homenzinhos que decidiram pelo fim da obrigatoriedade, e alguem comentou "eles não devem ler jornais, para saber da preocupação de um jornalista em passar a informação" e começou uma discussão sobre isso. mas é claro que leiem, completou outro jornalista, se não lessem, não gostariam de ver nós, formadores de opinião, colocando tudo que acontece em brasília nos jornais.
ela foi jogada a escanteio. segundo pesquisa mais de 70% da população brasileira era a favor do diploma, e mesmo assim, talvez por quesitos pessoais a população não foi consultada.
ai que está a questão, a sociedade vai continuar abaixando a cabeça e dizendo amém a tudo que eles lá em cima dizem que é certo? está na hora de todos acordarem! não fomos consultados sobre nossa opinião, e somos os mais afetados com essa mudança. e isso é somente o começo, já que eles mesmo disseram que apenas a área de exatas deve ser diplomada. isso então me da o direito se eu acordar amanhã com vontade de ser médica irei pegar alguém da população e farei uma cirurgia se eu achar que tenho capacidade. ou então construirei uma casa já que sempre me achei com uma veia de arquiteta?
não pensem que me dou por vencida. eu e todos os meus colegas diplomados ou que estão se diplomando desse país. apesar de tudo, sabemos que o conhecimento que adquirimos na universidade ninguém tira e isto aliado à nossa vocação e experiência de vida faz e continuará fazendo a diferença entre um bom jornalista e um jornalista precário. essa luta continuará.

Um comentário:

Kyra disse...

Olha...tô indo pro 6º período...
Tô tão chateada com isso...Concordo c o q vc expôs: quem perde é a sociedade.
\bjo